Ana Quintas, professora de Matemática
Helena Gomes, professora de TIC
Joaquim Pinto, professor de Físico-química
Luísa Sousa, professora de Ciências Naturais
HALLOWEEN
No âmbito da disciplina de Inglês e do Projeto CLIL (Contents and Language Integrated Learning), os alunos da Educação Pré Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico celebraram tradições anglosaxónicas referentes ao Halloween e participaram na decoração dos espaços escolares e na Exposição “Spooky Spoon”, utilizando colheres de pau e materiais recicláveis. Esta atividade promoveu o gosto pela aprendizagem da língua inglesa, o trabalho colaborativo entre a Escola, as Famílias e o meio envolvente e a sustentabilidade do Planeta.
Prof. Paula Sá
eTwinning 2024
O Selo Nacional de Qualidade foi atribuído pela Organização Nacional de Apoio eTwinning / Direção-Geral da Educação ao projeto internacionail Twinning “World Cultural Mosaic” dinamizado pelas professoras Helena Gomes e Paula Almeida em articulação com as Equipas Educativas do 8º e do 9º ano.
O nosso muito obrigado a todos os colegas e encarregados de educação que colaboraram connosco.
Parabéns aos nossos alunos!
Helena Gomes, professora de TIC
Paula Almeida, professora de Inglês
A oferta complementar STEM no ano letivo 23-24 (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) destacou-se por ser um projeto inovador que envolveu várias etapas, utilizando diretrizes avançadas como murais digitais, portefólios digitais, ciclos de conferências, mapas mentais, posters e culminando num projeto final onde os alunos desenvolveram e imaginaram um parque temático em Canedo, usando a ferramenta Scratch (ferramenta curricular), integrando nele as profissões STEM. A metodologia incluiu a mobilização de saberes e processos que impulsionaram a criatividade e a formulação de novas ideias, desenvolvendo o espírito crítico dos alunos. A estratégia pedagógica favoreceu a transposição das fronteiras disciplinares, valorizando uma abordagem holística dos conteúdos, resultante da conjugação inter-relacional das várias dimensões de estudo. Houve intensa colaboração entre professores, que participaram em formações recentes na área para apoiar os alunos da melhor forma possível.
Divulgação das atividades em STEM (clicar no link)
Ana Quintas, professora de Matemática
Helena Gomes, professora de TIC
Joaquim Pinto, professor de Físico-química
Luísa Sousa, professora de Ciências Naturais
A professora de TIC, Helena Gomes, felicita todos os alunos das turmas do 2.º e 3.º ciclo que participaram ao longo do ano letivo nos seis desafios mensais do concurso Desafios SeguraNet 23/24, promovido pela Direção-Geral da Educação, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet.
Esta iniciativa, que promove a Educação para a Cidadania Digital, contou, nesta edição, com a participação de 246 Escolas/Agrupamentos, abrangendo 55 580 alunos, 801 docentes e 252 encarregados de educação.
Nesta edição, foram 144 as escolas que obtiveram mais de 2000 pontos, o que, de acordo com o regulamento, lhes permite serem consideradas escolas vencedoras SeguraNet. O Agrupamento de Escolas de Canedo, Santa Maria da Feira, foi uma das escolas vencedoras, tendo obtido 34 872 pontos.
Obrigada às equipas de encarregados de educação que se disponibilizaram em participar nos desafios trimestrais.
Parabéns aos nossos alunos!
Helena Gomes
Projeto eTwinning "World Cultural Mosaic”
Os alunos iniciaram o projeto “World Cultural Mosaic” de forma empenhada, entusiasta e colaborativa. Realizaram as atividades em aulas ou como trabalho autónomo, designadamente o logotipo do projeto e vídeos de apresentação individual (Avatars), em inteligência artificial. Criaram posters, um poema acróstico e imagens para um planeta utópico/distópico utilizando aplicações de inteligência artificial. Os alunos do oitavo ano trabalharam o tema das anedotas e os do nono ano a apresentação da sua terra ou cidade, nas quais estão incluídas o país: Portugal, o distrito: Aveiro, o concelho, Santa Maria da Feira e a freguesia: Canedo. Os alunos e alguns encarregados de educação realizaram recolhas de lendas e mitos da tradição portuguesa que foram posteriormente traduzidas para inglês. Participaram em webinars e, no dia 17 de abril dinamizaram uma “Fairy Tale Meeting“ com 6 lendas em português e inglês para os parceiros. Os discentes manifestaram entusiasmo e responsabilidade na apresentação das lendas aos seus pares. Responderam a mensagens através de twinmail e no fórum, preencheram o inquérito final e procederam à avaliação do projeto, após reflexão sobre as mais valias de tomar parte num projeto internacional. De salientar que os encarregados de educação dos alunos, bem como os professores europeus também participaram no inquérito final e na avaliação do “World Cultural Mosaic”. De acordo com os resultados aferidos, o projeto foi francamente positivo, apesar de a nova plataforma eTwinning, designada atualmente por European School Education Platform (ESEP), ainda apresentar inúmeros condicionamentos no que concerne ao seu acesso, não se desistiu de trabalhar afincadamente e de se cumprirem todos os prazos estipulados para a execução dos trabalhos. Os alunos do nono ano escreveram dois poemas sobre o projeto eTwinning, de maneira colaborativa com os seus parceiros. Os alunos do oitavo ano criaram um site de forma a divulgar o trabalho desenvolvido, sob a orientação das professoras envolvidas e com a finalidade de divulgar as atividades à comunidade educativa e de incentivar a participação de colegas mais novos em projetos internacionais eTwinning. Realça-se que os alunos além
Artigos Oficinas