“Educação personalizada não é um método, mas sim uma conceção da educação fundamentada na pessoa. É o aperfeiçoamento intencional da pessoa através da convivência e da atividade bem realizada; é atender à pessoa, como realidade geradora de atividade livre, elemento ativo da comunidade, não simplesmente como mais um número.”

(Garcia-Hoz)

Com este programa pretende-se que a chamada “educação personalizada” faça parte do ADN da organização em que o “Orientador” é a figura chave. Assim, cada aluno tem um Orientador, isto é, um professor que, através de entrevistas, conversas informais, estabelece metas (académicas e de formação pessoal) para o aluno, de acordo com as idades, num diálogo regular com a família e com os restantes professores. 

A orientação é a ajuda personalizada que cada discente recebe e que envolve diferentes aspetos da vida do mesmo. Nessas conversas, frequentes e regulares, entre orientador e aluno, podem abordar-se temas como:

·             A aprendizagem: estratégias, métodos, horário de estudo…

·             A formação dos valores: esforço, responsabilidade, sinceridade, companheirismo…

Mais do que resolver problemas, a orientação será norteada no sentido de ajudar o aluno a refletir, e a encontrar as soluções e a tomar decisões no seu dia-a-dia.

Este Projeto tem por base o acompanhamento personalizado dos alunos, em modelo de “acompanhamento individual”, por um professor. Como tal, inclui, uma dimensão de método, de privacidade e de compromisso, de modo a que o aluno se assuma como o construtor principal do seu projeto escolar e de vida.

Na concretização deste processo, o aluno é estimulado a definir objetivos a curto, médio e longo prazo em diferentes dimensões da sua vida, nomeadamente no respeito pelos seus valores e interesses pessoais, na relação com os outros, no compromisso com o seu percurso académico e na responsabilidade de participação no mundo.