WORLD 1Projeto eTwinning "World Cultural Mosaic”

Os alunos iniciaram o projeto “World Cultural Mosaic” de forma empenhada, entusiasta e colaborativa. Realizaram as atividades em aulas ou como trabalho autónomo, designadamente o logotipo do projeto e vídeos de apresentação individual (Avatars), em inteligência artificial. Criaram posters, um poema acróstico e imagens para um planeta utópico/distópico utilizando aplicações de inteligência artificial. Os alunos do oitavo ano trabalharam o tema das anedotas e os do nono ano a apresentação da sua terra ou cidade, nas quais estão incluídas o país: Portugal, o distrito: Aveiro, o concelho, Santa Maria da Feira e a freguesia: Canedo. Os alunos e alguns encarregados de educação realizaram recolhas de lendas e mitos da tradição portuguesa que foram posteriormente traduzidas para inglês. Participaram em webinars e, no dia 17 de abril dinamizaram uma “Fairy Tale Meeting“ com 6 lendas em português e inglês para os parceiros. Os discentes manifestaram entusiasmo e responsabilidade na apresentação das lendas aos seus pares. Responderam a mensagens através de twinmail e no fórum, preencheram o inquérito final e procederam à avaliação do projeto, após reflexão sobre as mais valias de tomar parte num projeto internacional. De salientar que os encarregados de educação dos alunos, bem como os professores europeus também participaram no inquérito final e na avaliação do “World Cultural Mosaic”. De acordo com os resultados aferidos, o projeto foi francamente positivo, apesar de a nova plataforma eTwinning, designada atualmente por European School Education Platform (ESEP), ainda apresentar inúmeros condicionamentos no que concerne ao seu acesso, não se desistiu de trabalhar afincadamente e de se cumprirem todos os prazos estipulados para a execução dos trabalhos. Os alunos do nono ano escreveram dois poemas sobre o projeto eTwinning, de maneira colaborativa com os seus parceiros. Os alunos do oitavo ano criaram um site de forma a divulgar o trabalho desenvolvido, sob a orientação das professoras envolvidas e com a finalidade de divulgar as atividades à comunidade educativa e de incentivar a participação de colegas mais novos em projetos internacionais eTwinning. Realça-se que os alunos além

de terem adquirido competências ao nível do Inglês, aprenderam a utilizar inúmeras ferramentas de inteligência artificial Web 3.0 e Web 2.0, o que lhes facultará no futuro a consecução de trabalhos criativos.

De forma a divulgar o trabalho desenvolvido, apresentam-se alguns trabalhos comuns/colaborativos:

 Calendário comum

Relação entre comida e cultura (atividade de Brainstorming) – painel virtual

Livro de receitas comum

Promoção da nossa terra

Vídeo de baladas comum com inteligência artificial

Exemplo de mitos e lendas (apresentação comum)

A Fantástica Aventura de Três Irmãos (Livro de Histórias Comum)

Poemas dos alunos sobre o tema eTwinning (Colaboração e articulação de alunos de quatro Projetos eTwinning)

Livro “Património Cultural Mundial” (produto final colaborativo)

Site de divulgação do projeto

Helena Gomes, professora de TIC / Paula Almeida, professora de Inglês